A carta de Pero Vaz De Caminha
Esta carta foi redigida pelo escrivão Pero Vaz De Caminha para o rei de Portugal. A carta comentava o descobrimento de uma nova terra, agora chamada de América do Sul, comentava detalhadamente a chegada a este local, os primeiros contatos com os indígenas e a primeira missa celebrada. A partir desta carta, também podemos perceber as intenções sobre o que os portugueses queriam. O escrivão veio pela frota de Pedro Alvares Cabral, descobridor do Brasil.
Logo que chegaram, se encontraram com os habitantes desse lugar. Segundo Caminha, eles eram: pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e narizes, nus, traziam arcos e setas, o beiço de baixo furado com um osso metido nele, cabelos corredios e corpos pintados. Com eles, tentaram fazer um primeiro contato, o que foi uma grande surpresa. Esses indígenas começaram a fazer mímicas, e em uma dessas, propuseram fazer trocas entre seus materiais e o dos portugueses.
Assim, deduzimos que tenha começado aí o escambo. Inicialmente, os índios se mostraram desconfiados, porém, com o passar dos dias, passaram a conviver mais com os portugueses e até ajudá-los em algumas tarefas.
Esta carta é considerada o “marco zero” por ser o primeiro documento da História do Brasil. O termo “descobrimento” é, até hoje, muito questionado por já haverem habitantes quando os Portugueses chegaram.
http://www.coladaweb.com/resumos/a-carta-pero-vaz-de-caminha